segunda-feira, 15 de junho de 2009

Resumo do Livro "Frankenstein - Adaptação de Ruy Castro"


Victor Frankenstein vai para Genebra estudar medicina, onde divide moradia com seu amigo. Até que resolve desafiar a todos dando vida a um ser criado por ele.

Após muito tempo empenhado em sua criação sem ver a luz do dia, finalmente a termina dando se conta da horrível criatura que criará. Pior que isto, a criatura não recebe nenhum nome, perdendo qualquer possibilidade de se humanizar socialmente, pois não tem ninguém para adequá-lo socialmente.

Não sendo capaz de entender as vinculações de sua ação, o criador, abandona a criatura, afastando-o de qualquer elo afetivo. Totalmente sozinho, e à margem da sociedade, esconde-se de tudo e de todos e, aprende o mundo através dos livros e refugiado em uma casa observa moradores, que consegue aprender dificilmente a língua de seu país.

A criatura determina-se ao aniquilamento dos parentes do seu criador, como ele não foi bem recebido na sociedade, nem mesmo tem um nome, a partir disto a criatura quer que Victor sofra o mesmo que ele sofreu todo esse tempo, e começa seu intento pelo assassinato dos entes mais queridos de seu criador: irmão, amigos e noiva.

Frankenstein é assim: um livro que fala da alma humana. É impossível lê-lo e não se identificar com todos os personagens que o constroem. Depois de ler essa obra e capaz de perceber que a ciência não é capaz de criar alguém “perfeito”. Revolta, amor, morte, dor, família, amizade, preconceito, desprezo, solidão e vingança são os ingredientes principais desta obra.

“Lembra-te de que fui criado por ti, eu devia ser o teu Adão, porém sou mais o anjo caído, a quem ser o Adão, a quem tiraste a alegria, por crime algum cometido. Por toda a parte vejo reinar a alegria da qual estou irrevogavelmente excluído. Eu era benévolo, bom; a desgraça tronou-me um demônio”. (Mary Shelley – Frankenstein).

3 comentários:

  1. muitooo obrigaduu me ajudouu de maiiss

    ResponderExcluir
  2. você quase não fala sobre alguns pontos como o comandante do navio e o Victor seguindo a criatura até o polo norte

    ResponderExcluir
  3. Gostei, mas achei que você focou de mais no resumo e não falou os pontos positivos ou negativos.
    Kisses

    ResponderExcluir