segunda-feira, 15 de junho de 2009

Resumo do Livro "Frankenstein - Adaptação de Ruy Castro"


Victor Frankenstein vai para Genebra estudar medicina, onde divide moradia com seu amigo. Até que resolve desafiar a todos dando vida a um ser criado por ele.

Após muito tempo empenhado em sua criação sem ver a luz do dia, finalmente a termina dando se conta da horrível criatura que criará. Pior que isto, a criatura não recebe nenhum nome, perdendo qualquer possibilidade de se humanizar socialmente, pois não tem ninguém para adequá-lo socialmente.

Não sendo capaz de entender as vinculações de sua ação, o criador, abandona a criatura, afastando-o de qualquer elo afetivo. Totalmente sozinho, e à margem da sociedade, esconde-se de tudo e de todos e, aprende o mundo através dos livros e refugiado em uma casa observa moradores, que consegue aprender dificilmente a língua de seu país.

A criatura determina-se ao aniquilamento dos parentes do seu criador, como ele não foi bem recebido na sociedade, nem mesmo tem um nome, a partir disto a criatura quer que Victor sofra o mesmo que ele sofreu todo esse tempo, e começa seu intento pelo assassinato dos entes mais queridos de seu criador: irmão, amigos e noiva.

Frankenstein é assim: um livro que fala da alma humana. É impossível lê-lo e não se identificar com todos os personagens que o constroem. Depois de ler essa obra e capaz de perceber que a ciência não é capaz de criar alguém “perfeito”. Revolta, amor, morte, dor, família, amizade, preconceito, desprezo, solidão e vingança são os ingredientes principais desta obra.

“Lembra-te de que fui criado por ti, eu devia ser o teu Adão, porém sou mais o anjo caído, a quem ser o Adão, a quem tiraste a alegria, por crime algum cometido. Por toda a parte vejo reinar a alegria da qual estou irrevogavelmente excluído. Eu era benévolo, bom; a desgraça tronou-me um demônio”. (Mary Shelley – Frankenstein).

9 comentários:

  1. muitooo obrigaduu me ajudouu de maiiss

    ResponderExcluir
  2. você quase não fala sobre alguns pontos como o comandante do navio e o Victor seguindo a criatura até o polo norte

    ResponderExcluir
  3. Gostei, mas achei que você focou de mais no resumo e não falou os pontos positivos ou negativos.
    Kisses

    ResponderExcluir
  4. Victor vai estudar no sul da alemanha nao para genebra!!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Genebra é a cidade onde Victor Frankestein e sua família vivia. Ingolstadt é a cidade onde Victor foi estudar junto com o seu melhor amigo, Henri Clerval.

    ResponderExcluir